Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2005
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2005basbr..25a..85d&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronómica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.25, no.1, p. 85-86
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
2
Astronomy Education, National Curricular Parameters, Secondary School Physics, Day-By-Day Astronomy
Scientific paper
Embora a astronomia seja uma das ciências mais antigas da humanidade e muitos dos conceitos astronômicos serem populares, principalmente nesta época de alta globalização do conhecimento por intermédio de eficientes meios de comunicação e de obtenção da informação, notadamente através da internet, observa-se que uma parcela significativa dos estudantes encontra-se à margem dessas informações. O presente trabalho visa analisar o nível de conhecimento básico dos alunos de Ensino Médio da rede estadual da cidade de Suzano quanto aos fenômenos astronômicos que os rodeiam, tais como a sucessão dos dias e das estações do ano, além de questioná-los sobre fatos genéricos tais como: quais são os astros que se encontram mais próximos do planeta Terra, o que vem a ser o Sol, o Big Bang, um ano-luz, uma estrela cadente, a estrela de Bélem e o que ocasionou a extinção dos dinossauros. Para tanto foi elaborado um formulário constando de questões de múltipla escolha, o qual foi aplicado no primeiro colegial noturno da Escola Estadual Batista Renzi. Num espaço amostral de 34 alunos constatou-se que apenas 29,4% compreendiam a sucessão dos dias da semana, que apenas 20,6% explicaram corretamente as estações do ano, que apenas 20,6% tinham idéia de quais são os objetos celestes mais próximos da Terra, em contraposição 67,6% sabiam classificar corretamente o Sol como estrela, 55,9% relacionavam o Big Bang à origem do universo, apenas 20,6% identificavam um ano-luz como unidade de distância, 32,4% reconheciam uma estrela cadente como meteoro, 41,2% consideravam a estrela de Belém como um cometa e 50,0% explicaram corretamente a extinção dos dinossauros. A presente análise será expandida para as demais classes de primeiro colegial, não somente do período noturno, mas também do diurno da Escola Estadual Batista Renzi, bem como o formulário será devidamente ampliado. Já nesta primeira fase nota-se claramente o pequeno discernimento de eventos astronômicos dos alunos e principalmente a grande confusão sobre o significado correto de termos astronômicos populares.
Amaral L. H.
de Oliveira E. F.
Voelzke Marcos Rincon
No associations
LandOfFree
Percepção Astronômica de Alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Percepção Astronômica de Alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Percepção Astronômica de Alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1348191