Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2005
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2005basbr..25a..88e&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronómica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.25, no.1, p. 88-88
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Astronomy Education, Day-By-Day Astronomy
Scientific paper
Cada vez mais a humanidade, em sua imensa maioria, está alheia às próprias conquistas. A insatisfação com esta realidade tem levado muitos pesquisadores, instituições, empresas e governos a procurar formas alternativas de acompanhar e transmitir todo este acervo científico cultural à sociedade, buscando a melhoria da qualidade da divulgação científica e contribuindo para o processo de cultura e alfabetização científica. Não há tempo nem espaço nos limitados planos curriculares do ensino médio e mesmo nos programas de ensino que propiciem a cultura científica e o acompanhamento do vertiginoso progresso científico e tecnológico atual. Neste sentido, a educação formal escolar precisa ser complementada ou acrescida de uma educação informal, extra-escolar, que possa oferecer à sociedade o que a escola não pode oferecer. A interação do público com museus, feiras de ciências, planetários, exposições científicas e/ou culturais é de grande importância para a aquisição e difusão de conhecimentos relacionados ao mundo científico. Reconhecidamente como um modelo de alfabetização científica esses ambientes promovem uma interação social capaz de propiciar de forma efetiva uma melhor relação ensino-aprendizagem com o público. Partindo desta realidade a Universidade Cruzeiro do Sul e a Escola Municipal de Astronomia (EMA) vêm desenvolvendo um projeto de intervenção no espaço em torno do Planetário do Parque do Ibirapuera com o objetivo de se implantar um ambiente de aprendizagem motivador e desafiador que promova a popularização de conteúdos relacionados à astronomia, astrofísica e cosmologia. Busca-se, também, a aproximação e interação do público com exposições que estão sendo implementadas no planetário. Considerando que se trata de um projeto de mestrado em fase inicial o objetivo do presente trabalho é apresentar a concepção básica e os critérios que estão sendo utilizados do ponto de vista pedagógico para as indicações dos objetos e experimentos que serão expostos, procurando formas de construir, expor e apresen!
tá-los d e maneira mais eficiente em termos de uma aprendizagem significativa. (Apoio: Fundação Vitae, CNPq)
Amaral L. H.
de Araújo F. Jr. C.
Elias D. S.
Matsuura Oscar T.
Voelzke Marcos Rincon
No associations
LandOfFree
Um Projeto de Intervenção nos Espaços de Exposições do Planetário do Parque do Ibirapuera does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Um Projeto de Intervenção nos Espaços de Exposições do Planetário do Parque do Ibirapuera, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Um Projeto de Intervenção nos Espaços de Exposições do Planetário do Parque do Ibirapuera will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1348192