Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23r.143c&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 143-145
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
Obtivemos, como parte do programa de verificação científica do GMOS Sul, imagens profundas de três grupos de galáxias: G97 e G102 (z~0,4) e G124 (z = 0,17). Esses alvos foram selecionados a partir do catálogo de fontes extensas de Vikhlinin (1998), por terem luminosidades em raios X menores que 3´1043 ergs s-1, valor cerca de uma ou duas ordens de grandeza inferior ao de aglomerados de galáxias. O objetivo primário dessas observações é o estudo da evolução de galáxias em grupos. Grupos são ambientes menos densos que aglomerados, contêm a grande maioria das galáxias do Universo mas que, até o momento, foram estudados detalhadamente apenas no Universo local (z~0). Com esses dados efetuamos uma análise estatística da distorção na forma das galáxias de fundo (lentes gravitacionais fracas) como forma de inferir o conteúdo e a distribuição de massa nesses grupos apesar de que, em princípio, esse efeito não deveria ser detectado uma vez que os critérios de seleção adotados previlegiam sistemas de baixa massa. De fato, para G124 obtivemos apenas um limite superior para sua massa que é compatível com sua luminosidade em raios X. De modo contrário e surpreendente, os objetos G102 e G097, aparentam ter massas que resultariam em dispersões de velocidade maiores que 1000 km s-1, muito maiores do que se espera para grupos de galáxias. Com efeito, para G097 obtivemos, a partir de dados do satélite XMM, uma estimativa para a temperatura do gás intragrupo de kT = 2,6 keV, que é tipica de sistemas com dispersões de velocidade de ~ 600 km s-1, bem característica de grupos. Essas contradições aparentes entre lentes fracas e raios X podem ser explicadas de dois modos: i) a massa obtida por lentes estaria sobreestimada devido à superposição de estruturas massivas ao longo da linha de visada ou ii) a temperatura do gás do meio intra-grupo reflete o potencial gravitacional de estruturas menores que estariam se fundindo para formar uma estrutura maior.
Bierrenbach Lima Neto Gastão
Carrasco Rodrigo
Cuevas Héctor
Cypriano Eduardo S.
Lengruber L. L.
No associations
LandOfFree
Detecção inesperada de efeitos de lentes fracas em grupos de galáxias pouco luminosos em raios-X does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Detecção inesperada de efeitos de lentes fracas em grupos de galáxias pouco luminosos em raios-X, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Detecção inesperada de efeitos de lentes fracas em grupos de galáxias pouco luminosos em raios-X will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1666321