Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23..148m&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 148-149
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
Este trabalho é parte de um projeto que vem sendo realizado há dois anos no CRAAM, cujos objetivos principais são analisar e aplicar um modelo generalizado de ondas de choque em jatos relativísticos de plasma, presentes em quasares e objetos BL Lacertae, para explicar a variabilidade observada nestes objetos. O método consiste em uma decomposição de curvas de luz em séries de explosões similares, em várias freqüências, baseando-se em uma evolução espectro-temporal média das explosões. A partir da evolução média, um ajuste de cada explosão é feito com base em equações empíricas, modificando-se apenas parâmetros específicos de cada explosão. Inicialmente o modelo foi aplicado ajustando-se as curvas de luz a explosões delineadas por uma evolução do choque em três estágios, segundo a predominância do processo de emissão: síncrotron, Compton e adiabático. Entretanto, nesta nova fase de projeto, visando uma parametrização mais concisa, uma otimização do algoritmo de ajuste e uma convergência mais rápida, a formulação para cada evento foi assumida com uma evolução em apenas dois estágios: subida e descida. Isto possibilitou uma ótima delineação das curvas de luz das fontes OV236, OJ287, 3C273 e BL Lac, entre 1980 e 2000, nas freqüências 4.8, 8.0, 14.5 e 22 GHz, utilizando-se dados do Observatório da Universidade de Michigan, do Observatório do Itapetinga (Atibaia SP) e do Observatório Metsähovi. Como conclusões importantes, verificou-se que: os parâmetros ajustados descrevem o comportamento do jato; os valores do índice que descreve a expansão do jato sugerem que o mesmo se expande de uma forma não-cônica; o campo magnético é turbulento atrás da frente de choque; e as peculiaridades das explosões são devidas à influência de grandezas tais como o coeficiente da distribuição espectral de energia dos elétrons, a intensidade de campo magnético e o fator de feixe Doppler, no início do choque.
Botti Luiz Claudio Lima
Melo F. E.
No associations
LandOfFree
Ondas de choque em jatos de quasares e objetos BL Lacertae does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Ondas de choque em jatos de quasares e objetos BL Lacertae, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Ondas de choque em jatos de quasares e objetos BL Lacertae will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1665668