Modelo de atmosfera solar ajustado às observações do raio solar em 17GHz

Astronomy and Astrophysics – Astronomy

Scientific paper

Rate now

  [ 0.00 ] – not rated yet Voters 0   Comments 0

Details

Scientific paper

O estudo das variações do raio solar durante o ciclo de atividades do Sol e das diferenças em relação à sua distribuição angular nos fornece informações importantes sobre as mudanças na estrutura da atmosfera solar. Neste trabalho foram analisados mais de 3600 mapas do Sol em 17 GHz obtidos pelo Rádio Heliógrafo de Nobeyama (NoRH), durante 1 ciclo de atividade solar (1992-2003). O raio solar foi definido no ponto onde a temperatura de brilho do mapa era equivalente à metade da temperatura do Sol calmo (temperatura mais comum no mapa).Em relação à sua variação ao longo do ciclo solar, o estudo foi dividido em duas partes: a) ajuste de uma circunferência a pontos distribuídos ao redor do Sol todo. Este estudo mostrou uma variação correlacionada com o ciclo de atividade do Sol. b) ajuste da circunferência a pontos situados somente nas regiões polares. Neste caso os resultados mostraram que o raio polar sofre pouca variação durante o ciclo, com tendência à anticorrelação com este. Além disto, a média do raio polar, durante o período analisado, foi 1" menor que o raio medido no Sol todo. Para estudar a distribuição angular do raio solar, comparamos a média da distribuição de 10 mapas no período de mínima atividade solar com a média de 10 mapas no período de máximo, este estudo mostrou um grande aumento do raio na região equatorial no período de máxima atividade solar. As medidas do raio foram usadas como um dos parâmetros para a criação de um modelo atmosférico (além da temperatura de brilho do Sol e do abrilhantamento do limbo observado), onde mostramos que um modelo atmosférico com a região de transição situada a 3500 km fornece um raio 5" menor que as medidas observacionais. Esta incompatibilidade do modelo com os dados observacionais foi contornada com a inclusão de espículas, estas fazem com que o raio solar aumente proporcionalmente à altura que estas atingem na atmosfera solar. A anticorrelação do raio polar com ciclo de atividade pode ser interpretada como reflexo do aumento de abrilhantamento de limbo nos pólos, visto que este está anticorrelacionado com o ciclo solar. Porém, a presença de espículas, não é capaz de explicar os valores muito altos do raio solar medidos na região equatorial, que acreditamos ser devido às mudanças intrínsecas na estrutura local da atmosfera solar.

No associations

LandOfFree

Say what you really think

Search LandOfFree.com for scientists and scientific papers. Rate them and share your experience with other people.

Rating

Modelo de atmosfera solar ajustado às observações do raio solar em 17GHz does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.

If you have personal experience with Modelo de atmosfera solar ajustado às observações do raio solar em 17GHz, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Modelo de atmosfera solar ajustado às observações do raio solar em 17GHz will most certainly appreciate the feedback.

Rate now

     

Profile ID: LFWR-SCP-O-1665272

  Search
All data on this website is collected from public sources. Our data reflects the most accurate information available at the time of publication.