Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23r..97c&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 97-98
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
Na década de 90 iniciaram-se vários programas para a pesquisa de matéria escura na Galáxia usando o efeito de microlentes gravitacionais. Entre os projetos mais bem conhecidos podemos mencionar o OGLE (Optical Gravitational Lensing Experiment) e o MACHO (MAssive Compact Halo Objects). A estratégia usada por eles consiste em fazer fotometria de banda larga (normalmente B, R e I) de um grande número de estrelas (dezenas de milhões) tão freqüentemente quanto possí vel e por longos perí odos de tempo (anos). Uma tal sistemática de observação, além de descobrir inúmeras lentes gravitacionais, é também muito apropriada para a descoberta de estrelas variáveis. De fato, inúmeras novas variáveis de vários tipos foram descobertas como subproduto. Exemplos podem ser encontrados nos endereços http://bulge.princeton.edu/~ogle/ e http://wwwmacho.mcmaster.ca/. As variáveis cataclí smicas eruptivas (novas clássicas, novas recorrentes e novas anãs) são objetos que apresentam variabilidade de grande amplitude com escalas de tempo de dias a centenas de dias e, por esta razão, devem ter sido detectadas em grande número nestes "surveys". Para testar esta possibilidade nós procuramos nos dados do OGLE por tais sistemas e o presente trabalho mostra os resultados desta pesquisa. Os objetos foram selecionados entre as variáveis detectadas usando a amplitude de variação de brilho como critério principal. Este critério forneceu 13756 objetos, sendo 2169 na direção da Grande Nuvem de Magalhães, 1162 na direção da Pequena Nuvem de Magalhães e o restante na direção do Bojo Galáctico. A análise foi feita inspecionando-se visualmente cada curva de luz por erupções com as características acima mencionadas. Os resultados obtidos podem ser sumarizados como: descoberta de duas novas clássicas e 33 novas anãs. Além disso, pode-se mencionar a identificação de candidatas a outros tipos de variáveis como: estrelas simbióticas, RV Tauri, R Coronae Borealis, Miras, etc.
Cieslinski Deonisio
Diaz Marcos P.
Mennickent Ronald
Pietrzyski G.
No associations
LandOfFree
Identificação de variáveis cataclísmicas eruptivas na direção do bojo galáctico e Nuvens de Magalhães usando dados do OGLE does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Identificação de variáveis cataclísmicas eruptivas na direção do bojo galáctico e Nuvens de Magalhães usando dados do OGLE, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Identificação de variáveis cataclísmicas eruptivas na direção do bojo galáctico e Nuvens de Magalhães usando dados do OGLE will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1666301