Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23..157m&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 157-157
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
Basicamente, são propostos dois cenários de evolução quí mio-dinâmico para os sistemas esferoidais: (i) o hierárquico através da fusão e/ou acresção de sub-sistemas com ou sem surtos de formação estelar, e (ii) o colapso monolí tico dissipativo com formação estelar interrompida por um vento galáctico. Ambos, dentro de certos limites, conseguem explicar os gradientes internos de metalicidade estelar presentes nas galáxias elí pticas bem como a relação observada entre a metalicidade central e a massa (Mg20 vs. log sv0). No entanto, nenhum prevê uma variação interna para a razão de abundâncias Mg/Fe que indiretamente define a escala temporal da formação estelar. Empregamos a espectroscopia óptica de fenda longa com a finalidade de recuperar as histórias de formação estelar, de enriquecimento quí mico e da dinâmica dentro de determinadas regiões das galáxias. Os espectros de média resolução (FWHM = 7,1 Å) e escala angular de 1,092 arcsec/pixel foram coletados com o telescópio 1,60m do OPD/LNA. Comparamos nossas medidas de linhas de absorção com resultados espectrofotométricos de modelos de populações estelares simples - mais especificamente os í ndices do Sistema Lick como Mg2, Mg b, < Fe > e Hb - a fim de se investigar as variações internas de [Fe/H], [Mg/Fe] e idade. Para duas galáxias elí pticas, NGC 1052 e NGC 7796, pertencentes a ambientes de baixa densidade, encontramos uma variação radial da razão Mg/Fe decrescente do centro para fora em regiões de 0,6 e 1 raio efetivo respectivamente. Discutimos alguns cenários de enriquecimento quí mico para estas duas galáxias.
Capelato H.
Milone André
No associations
LandOfFree
Gradiente radial de [Mg/Fe] em duas galáxias elípticas does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Gradiente radial de [Mg/Fe] em duas galáxias elípticas, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Gradiente radial de [Mg/Fe] em duas galáxias elípticas will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1665687