Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23..179r&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 179-180
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
A explosão ocorrida no dia 25/08/2001 foi uma das mais intensas do presente ciclo solar em ondas de rádio de altas frequências. Foram medidas em ondas milimétricas e submilimétricas, aproximadamente, 105 e vários milhares de unidades de fluxo solar, respectivamente. Apresentamos um estudo deste evento em múltiplas frequências, desde microondas (1GHz), até ondas submilimétricas (405 GHz) detectadas pelo Telescópio Solar para ondas Submilimétricas (SST). Esta base de dados foi complementada utilizando-se o experimento Yohkoh, incluindo a emissão em raios-X duros e raios-g (até 100 MeV), e imagens em raios-X moles da região ativa envolvida. Enfocamos e discutimos principalmente os seguintes aspectos da fase impulsiva do evento: (i) as implicações deduzidas do espectro eletromagnético, obtido pela primeira vez até 405 GHz; (ii) a dinâmica da região ativa. Os resultados mostram que para explicar o espectro rádio observado, são necessários entre 3.5×1037 e 1.5×1039 elétrons acelerados acima de 20 keV em uma região de campo magnético entre 300 e 800 Gauss. A estimativa do fluxo de fótons que seria produzido por estes elétrons, mostra que grande parte deles não precipitou na baixa atmosfera. A evolução temporal da emissão em raios-X moles revela que a configuração magnética da região ativa foi muito dinâmica durante a fase impulsiva da explosão. Em particular, mostramos que a produção dos elétrons altamente energéticos foi iniciada junto com a aparição, na baixa coroa solar, de um novo sistema compacto de estruturas magnéticas. Este fato sugere que os locais de aceleração estão localizados na baixa atmosfera do Sol, como resultado da interação entre o novo sistema compacto e o campo magnético ambiente da região ativa.
Abe Pacini Alessandra
Gary Dale E.
Hudson Hugh S.
Kaufmann Patrik
Luethi Th.
No associations
LandOfFree
Detecção da fase impulsiva de uma explosão solar gigante até 405 GHz does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Detecção da fase impulsiva de uma explosão solar gigante até 405 GHz, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Detecção da fase impulsiva de uma explosão solar gigante até 405 GHz will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1665776