Compilação de dados atômicos e moleculares do UV ao IV próximo para uso em síntese espectral

Astronomy and Astrophysics – Astronomy

Scientific paper

Rate now

  [ 0.00 ] – not rated yet Voters 0   Comments 0

Details

1

Scientific paper

Espectros sintéticos são utéis em uma grande variedade de aplicações, desde análise de abundâncias em espectros estelares de alta resolução ao estudo de populações estelares em espectros integrados. A confiabilidade de um espectro sintético depende do modelo de atmosfera adotado, do código de formação de linhas e da qualidade dos dados atômicos e moleculares que são determinantes no cálculo das opacidades da fotosfera. O nosso grupo no departamento de Astronomia no IAG tem utilizado espectros sintéticos há mais de 15 anos, em aplicações voltadas principalmente para a análise de abundâncias de estrelas G, K e M e populações estelares velhas. Ao longo desse tempo, as listas de linhas vieram sendo construídas e atualizadas continuamente, e alguns acréscimos recentes podem ser citados: Castilho (1999, átomos e moléculas no UV), Schiavon (1998, bandas moleculares de TiO) e Melendez (2001, átomos e moléculas no IV próximo). Com o intuito de calcular uma grade de espectros do UV ao IV próximo para uso no estudo de populações estelares velhas, se fazia necessário compilar e homogeneizar as diversas listas em apenas uma lista atômica e uma molecular. Nesse processo, a nova lista compilada foi correlacionada com outras bases de dados (NIST, Kurucz Database, O' Brian et al. 1991) para atualização dos parâmetros que caracterizam a transição atômica (comprimento de onda, log gf e potencial de excitação). Adicionalmente as constantes de interação C6 foram calculadas segundo a teoria de Anstee & O'Mara (1995) e artigos posteriores. As bandas moleculares de CH e CN foram recalculadas com o programa LIFBASE (Luque & Crosley 1999). Nesse poster estão detalhados os procedimentos citados acima, as comparações entre espectros calculados com as novas listas e espectros observados em alta resolução do Sol e de Arcturus, e uma análise do impacto decorrente da utilização de diferentes modelos de atmosfera no espectro sintético. Ao final, temos uma lista de linhas atômicas com mais de 24.000 linhas e uma lista molecular com as moléculas CN, CH, OH, NH, MgH, C2, TiO Gama, CO, FeH, adequadas ao estudo de estrelas G, K e M e populações estelares velhas.

No associations

LandOfFree

Say what you really think

Search LandOfFree.com for scientists and scientific papers. Rate them and share your experience with other people.

Rating

Compilação de dados atômicos e moleculares do UV ao IV próximo para uso em síntese espectral does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.

If you have personal experience with Compilação de dados atômicos e moleculares do UV ao IV próximo para uso em síntese espectral, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Compilação de dados atômicos e moleculares do UV ao IV próximo para uso em síntese espectral will most certainly appreciate the feedback.

Rate now

     

Profile ID: LFWR-SCP-O-1665493

  Search
All data on this website is collected from public sources. Our data reflects the most accurate information available at the time of publication.