Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23..159o&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 159-159
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
A importância deste trabalho deve-se à seleção de objetos ainda não tratados particularmente como uma família e ao emprego de procedimento estatístico robusto que não precisa de pressupostos ou condições de contorno. Contribui, assim, ao melhor entendimento do cenário das Galáxias Aneladas do diagrama de Hubble via classificação e estudo de subclasses. Selecionaram-se 100 galáxias possuidoras de dois anéis do Catalog of Southern Ringed Galaxies compilado por Ronald Buta, de modo a construir uma amostra completa em termos de conhecimento dos semi-eixos dos anéis interno e externo projetados no plano do céu. Visando uma possível classificação destas galáxias aneladas normais em famílias de acordo com as características geométricas dos anéis, empregou-se primeiramente a Análise de Aglomerados (ferramenta de classificação: medições de semelhança em um espaço bidimensional) para explorar a possível existência de famílias. As variáveis analisadas foram: os diâmetros interiores menores d(I) e maiores D(I), os diâmetros exteriores menores d(E) e maiores D(E), e os ângulos de inclinação dos semi-eixos maiores interiores q(I) e exteriores q(E) dos anéis. Como metodologia de discriminação, empregou-se a construção de Árvores de Classificação. As árvores de classificação constituem um método de discriminação alternativo aos modelos clássicos, tais como a Análise Discriminante e a Regressão Logística, onde uma base de dados é dividida em partições (subgrupos) da árvore por ação de um predictor (variável específica). Os pacotes estatísticos utilizados para o processamento da informação foram: SAS versão 8.0 (Statistical Analisys System) e CART versão 3.6.3. Esta análise estatística sugere a existência de três possíveis famílias de galáxias bianeladas, com base apenas na geometria dos anéis. Como forma exploratória inicial deste resultado, a construção de um diagrama BT (magnitude total) versus o índice de cor (B-R), mostra que os três grupos distribuem-se de forma praticamente contínua, porém discriminadas entre si, ocupando três regiões distintas. A classe 3, por exemplo, é geralmente a mais azul, sendo a Classe 1 a mais avermelhada.
Cavada G.
Faundez-Abans Max
Ormeno M. I.
No associations
LandOfFree
Classificação geométrica de galáxias bianeladas através do metódo CART (Classification And Regression Trees) does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Classificação geométrica de galáxias bianeladas através do metódo CART (Classification And Regression Trees), we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Classificação geométrica de galáxias bianeladas através do metódo CART (Classification And Regression Trees) will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1665694