Análise Temporal da Coma de CO+ no Cometa P/Halley

Astronomy and Astrophysics – Astronomy

Scientific paper

Rate now

  [ 0.00 ] – not rated yet Voters 0   Comments 0

Details

Comet P/Halley, Comets, Cometary Nuclear Rotation

Scientific paper

Observações fotográficas e fotoelétricas da coma de gás ionizado do cometa P/Halley a nível de CO+ em 4250 angstroms fizeram parte do programa de Monitoramento do Halley desenvolvido pela Universidade de Bochum (Ruhr-Universitaet Bochum) na Alemanha, realizado de 17 de fevereiro a 17 de abril de 1986 no European Southern Observatory (ESO) em La Silla (Chile). Nesta faixa espectral é possível observar a contínua formação, bem como o movimento e expansão das estruturas de plasma. Para observar a morfologia destas estruturas foram analisadas 32 placas fotográficas de CO+ (placas de vidro) do cometa P/Halley. Tais placas possuem um campo de visão de 28,6 por 28,6 graus sendo obtidas entre 29 de março e 17 de abril de 1986 com tempos de exposição entre 20 e 120 minutos. Todas as placas foram digitadas com o auxílio de um microdensitômetro PDS 2020 GM (Photometric Data System) do Instituto Astronómico da Westfaelischen Wilhelms-Universitaet em Muenster, Alemanha (um pixel = 25 por 25 micrômetros correspondendo aproximadamente a 46,88 por 46,88 segundos de arco). Após a digitação os dados foram reduzidos à intensidades relativas, sendo que os posssíveis de calibração também foram reduzidos à intensidades absolutas, expressas em termos de densidade colunar utilizando-se dos sistemas de tratamento de imagens MIDAS (Munich Image Data Analysis System; ESO - Image Processing Group, 1988) e IHAP (Image Handling And Processing; Middleburg, 1983). Com o auxílio do método de teta mínimo de Stellingwerf (Stellingwerf, 1978) obteve-se um período de 2,22 +/- 0,09 dias a partir da análise de estruturas na coma de plasma através da subtração de imagens subsequentes. Este método foi comparado com o método de Fourier. Provavelmente exista um segundo ciclo com período aproximado de 3,6 dias. A idéia de subtrair imagens subsequentes é devido ao fato de que os efeitos de rotação são apenas 10% dos fenômenos de distribuição gasosa. Portanto as imagens de diferença são usadas para suprimir a componente estática da nuvem de gás. - ESO - Image Processing Group, 1988, in: MIDAS Manual, ESO, Garching. - Middleburg F., 1983, in: IHAP Manual, ESO, Garching. - Stellingwerf R.F., 1978, ApJ 224, 953.

No associations

LandOfFree

Say what you really think

Search LandOfFree.com for scientists and scientific papers. Rate them and share your experience with other people.

Rating

Análise Temporal da Coma de CO+ no Cometa P/Halley does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.

If you have personal experience with Análise Temporal da Coma de CO+ no Cometa P/Halley, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Análise Temporal da Coma de CO+ no Cometa P/Halley will most certainly appreciate the feedback.

Rate now

     

Profile ID: LFWR-SCP-O-1269999

  Search
All data on this website is collected from public sources. Our data reflects the most accurate information available at the time of publication.