Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23r.118l&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 118-119
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
O estudo da distribuição de metalicidades de gigantes K no Bojo indica um largo intervalo com valores entre 0.1 a 10 vezes o valor solar. As razões elementais Ca/Fe, Si/Fe, Mg/Fe são típicas de estrelas do halo, apontando para um processo rápido de enriquecimento, via estrelas masssivas (SN's tipo II). No entanto, este cenário não combina com os resultados derivados de nebulosas planetárias do bojo tais como os de Ratag et al. (1992, A&A,255,270), Cuisinier et al.(2000, A&A,353, 543), Escudero e Costa (2001, A&A,380, 300),que obtêm abundâncias análogas às do disco. Neste cenário, o estudo de estrelas simbióticas possibilita uma abordagem particularmente apropriada para o problema das abundâncias químicas de estrelas de massa intermediária em estágios avançados da evoluçao estelar. Apresentamos aqui os resultados da determinacão das abundâncias do grupo do CNO numa extensa amostra de simbióticas do bojo. Aliás, com a disponibilidade de espectros no visível determinamos também abundâncias de Ar, Ne, S e He, fundamentais para analisar os processos de enriquecimento químico ocorridos ao longo da evolução estelar, bem como a evolução química do meio interestelar. Com os espectros UV do satelite IUE obtivemos abundâncias de C, necessárias no estudo da evolução dos sistemas. As relaçoes C/N-O/N mostram que o material nebular é produto do vento da componente gigante e não dos eventos de nova que às vezes acontecem nestes sistemas, como foi mostrado por Nussbaumer et al (1988,A&A,198,179). As abundâncias de Ar, S, Ne e O são compativeis com resultados de fontes no disco e bojo, seguindo o gradiente proposto por muitos autores na literatura a partir de diferentes objetos como cefeidas, nebulosas planetárias e anãs G. (CAPES,FAPESP,CNPq)
Costa Roberto D. D.
Luna Gerardo J. M.
No associations
LandOfFree
Abundância química de simbióticas na direção do bojo galáctico does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Abundância química de simbióticas na direção do bojo galáctico, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Abundância química de simbióticas na direção do bojo galáctico will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1666312