Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2006
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2006basbr..26a..87d&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.26, no.1, p. 87-87
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Astronomy Education, Secondary School Physics, Day-By-Day Astronomy
Scientific paper
O universo em que vivemos possui segredos jamais imaginados pelo homem, fruto da pequena proporção que ocupamos diante de um cosmos infinito. A astronomia funciona como um instrumento que sacia a sede humana em desvendar esses segredos, estudando as galáxias, quasares, pulsares além da existência de todos os elementos que preenchem o espaço cósmico, o vácuo, não mais vazio como se pensou em outros tempos. A mídia explora esse campo de forma mística e também científica. A difusão adequada e dentro dos padrões educacionais vigentes, de conceitos astronômicos, se faz necessária, devido sua presença nos conteúdos escolares, centros de ciência e na mídia, de modo geral. A reforma do Currículo Básico da Escola Pública da maioria dos Estados brasileiros introduziu conceitos astronômicos desde a pré-escola até o Ensino Médio. Num estudo realizado com 1.032 alunos do Ensino Médio de seis escolas estaduais, revelou-se através da aplicação de um questionário que abordava conheciment os básicos em astronomia, como estes foram adquiridos e qual era a infra-estrutura oferecida pela escola: para 66,2% dos entrevistados o professor já fez alguma apresentação a respeito de astronomia. O presente estudo revelou também que 44,5% dos alunos entrevistados adquiriram seus conhecimentos astronômicos na escola, 28,1% através da televisão e 27,4% afirmaram que seus conhecimentos foram obtidos através de outros tipos de mídia (internet, filmes e revistas). Embora o estudo revele claramente que há certo equilíbrio na forma em que os alunos obtiveram seus conhecimentos astronômicos, a mídia ainda explora e muitas vezes desperta o interesse pela astronomia com assuntos que não fazem parte de nosso cotidiano como, por exemplo, o homem na Lua, os projetos espaciais e a primeira viagem de um astronauta brasileiro no espaço. Porém, em certos casos, a mídia pode promover conhecimentos incompletos ou mesmo equivocados sobre os conceitos que envolvam a astronomia, como por exemplo a propagação do som no vácuo observado na maioria dos filmes de f icção científica ou da existência das estações do ano em função da distância da Terra ao Sol, em conformidade com o questionário aplicado.
Amaral L. H.
da Cunha W. S.
Voelzke Marcos Rincon
No associations
LandOfFree
A Influência da Escola e da Mídia na Obtenção dos Conhecimentos Astronômicos does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with A Influência da Escola e da Mídia na Obtenção dos Conhecimentos Astronômicos, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and A Influência da Escola e da Mídia na Obtenção dos Conhecimentos Astronômicos will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1132284