A estabilidade dos PAHS em função da energia da radiação interestelar nas faixas UV e raios-X

Astronomy and Astrophysics – Astronomy

Scientific paper

Rate now

  [ 0.00 ] – not rated yet Voters 0   Comments 0

Details

Scientific paper

A nebulosa CRL 618, uma proto-nebulosa planetária cuja nuvem molecular espessa envolve uma estrela B0, contém uma grande quantidade de C2H2 e CH4. Estas moléculas são consideradas os tijolos da criação de grandes moléculas carbonadas como os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (PAHs). Esta nebulosa, por estar exposta a intensos campos de UV e Raios-X, é uma região de fotodissociação molecular que propicia a formação de novas moléculas, confirmada pela presença de C4H2 e C6H6 (Benzeno), que é a unidade básica dos PAHs. Atribui-se a esta família de moléculas orgânicas duas propriedades fundamentais, a resistência para sobreviver ao campo de radiação UV interestelar e a geração das bandas de emissão não identificadas (UIR) observadas no infravermelho. No entanto, alguns autores questionam a resistência dos PAHs ao campo de radiação UV interestelar. Empregando a técnica de Espectrometria de Massas por Tempo de Vôo, no modo de coincidência fotoelétron-fotoíon, estudamos a ionização e fragmentação das seguintes moléculas: Benzeno, Benzeno deuterado, Naftaleno, Antraceno e Fenantreno. Utilizamos uma fonte de Hélio monocromática em 21,21 eV (584,5 Å) e a radiação Síncroton do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) em diferentes energias nas proximidades da borda do C 1s ( 290 eV). Comprovamos a estabilidade dos PAHs sob ação de UV (21,21 eV), onde eles apresentam um baixo nível de fotodissociação, produzindo fragmentos ionizados com rendimento total na ordem de 5 por cento em relação ao íon molecular pai. Entretanto, em altas energias, na faixa de Raios-X, a quebra destas moléculas torna-se mais intensa, com a produção de muitos fragmentos. Como uma das rotas de fragmentação do Naftaleno é [(C10H8) = > (C6H6+) + (C4H2) + (e-)], e como temos as evidências observacionais da existência do C4H2 e C6H6 na nebulosa CRL 618, sugerimos que este ambiente também possui o Naftaleno.

No associations

LandOfFree

Say what you really think

Search LandOfFree.com for scientists and scientific papers. Rate them and share your experience with other people.

Rating

A estabilidade dos PAHS em função da energia da radiação interestelar nas faixas UV e raios-X does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.

If you have personal experience with A estabilidade dos PAHS em função da energia da radiação interestelar nas faixas UV e raios-X, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and A estabilidade dos PAHS em função da energia da radiação interestelar nas faixas UV e raios-X will most certainly appreciate the feedback.

Rate now

     

Profile ID: LFWR-SCP-O-1665956

  Search
All data on this website is collected from public sources. Our data reflects the most accurate information available at the time of publication.