Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23..119d&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 119-120
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
Estrelas carbonadas possuem bandas moleculares em absorção no visível e, no infravermelho (IR) as principais características espectrais se devem a emissão de grãos. Recentemente foi detectada a presença de bandas de SiC2 (Merrill-Sanford, MS) em emissão sendo atribuída à presença de um disco rico em poeira. Neste trabalho analisamos uma amostra de 14 estrelas carbonadas, observadas no telescópio de 1.52 m do ESO em 4 regiões espectrais diferentes, a fim de detectar as bandas de MS em emissão. Nossa amostra é composta de estrelas que apresentam além da emissão em 11.3 mm, outra em 8 mm. Esta última emissão, não usual nestes objetos, tem sido atribuída ou a moléculas de C2H2, ou a um composto sólido ainda indefinido. A detecção de emissões de MS e aquelas no IR, simultaneamente, revelaria um cenário mais complexo que o habitualmente esperado para os ventos destes objetos. No entanto como primeiro resultado, verificamos que as bandas de Merrill-Sanford encontram-se em absorção, não revelando nenhuma conexão com a emissão a 8 mm. Assim, temos duas hipóteses: (a) a emissão a 8 mm se deve à molécula C2H2 ou (b) essa emissão é resultado da emissão térmica de grãos. Testamos a segunda hipótese modelando a amostra com grãos não-homogêneos de SiC e quartzo, o qual emite em aproximadamente 8mm. Este grão seria produzido em uma fase evolutiva anterior a das carbonadas (estrelas S) e por terem uma estrutura cristalina são destruídos apenas na presença de campos de radiação ultravioleta muito intensos. Os modelos para os envoltórios utilizam o método de Monte Carlo para descrever o problema do transporte da radiação. As conclusões deste trabalho são: (1) as bandas de Merrill-Sanford se encontram em absorção, sugerindo um cenário usual para os ventos das estrelas da amostra; (2) neste cenário, a emissão em 8 mm seria resultado de grãos de quartzo com mantos de SiC, indicando que o quartzo poderia sobreviver a fase evolutiva S.
de Mello Ana Beatriz
Lorenz-Martins Silvia
No associations
LandOfFree
A emissão em 8mm e as bandas de Merrill-Sanford em estrelas carbonadas does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with A emissão em 8mm e as bandas de Merrill-Sanford em estrelas carbonadas, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and A emissão em 8mm e as bandas de Merrill-Sanford em estrelas carbonadas will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1665570