Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23..152g&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p.152-153
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
Estudos de variabilidade de núcleos ativos já demonstraram ser comum o fato de seu contínuo óptico/UV tornar-se mais "duro" à medida que a luminosidade aumenta. Essa tendência ocorre tanto de forma individual quanto global, e pode ter implicações importantes (1) para estudos fotométricos de variabilidade conduzidos numa banda fixa no referencial do observador, comparando objetos a diferentes redshifts, e (2) no cálculo da correção K, com consequente impacto na determinação de massas de buracos negros e bojos de galáxias hospedeiras (através da relação de Magorrian). Confirmo aqui as correlações positivas entre o índice espectral e a luminosidade óptica, utilizando dados espectroscópicos de 11 QSOs monitorados no Brasil e no Chile, durante ~2 anos. O estudo é complementado com parâmetros extraídos de espectros e de dados fotométricos públicos de quasares. Destaco ainda as diferenças observadas em tais correlações para objetos do tipo radio-loud e radio-quiet. Este projeto é financiado pelo I. Milênio/CNPq.
No associations
LandOfFree
A correlação índice espectral vs. luminosidade em QSOs e suas implicações does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with A correlação índice espectral vs. luminosidade em QSOs e suas implicações, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and A correlação índice espectral vs. luminosidade em QSOs e suas implicações will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1665679