Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23..235v&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 235-236
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
Em praticamente todas as regiões do diagrama HR, as estrelas apresentam evidências observacionais de perda de massa. Na literatura, pode-se encontrar trabalhos que tratam tanto do diagnóstico da perda de massa como da construção de modelos que visam explicá-la. O amortecimento de ondas Alfvén tem sido utilizado como mecanismo de aceleração de ventos homogêneos. Entretanto, sabe-se que os envelopes de estrelas frias contêm grãos sólidos e moléculas. Com o intuito de estudar a interação entre as ondas Alfvén e a poeira e a sua conseqüência na aceleração do vento estelar, Falceta-Gonçalves & Jatenco-Pereira (2002) desenvolveram um modelo de perda de massa para estrelas supergigantes. Neste trabalho, apresentamos um estudo do modelo acima proposto para avaliar a dependência da taxa de perda de massa com alguns parâmetros iniciais como, por exemplo, a densidade r0, o campo magnético B0, o comprimento de amortecimento da onda L0, seu fluxo f0, entre outros. Sendo assim, aumentando f0 de 10% a partir de valores de referência, vimos que aumenta consideravelmente, enquanto que um aumento de mesmo valor em r0, B0 e L0 acarreta uma diminuição em .
Jatenco-Pereira Vera
Vidotto Aline A.
No associations
LandOfFree
Perda de massa em ventos empoeirados de estrelas supergigantes does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Perda de massa em ventos empoeirados de estrelas supergigantes, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Perda de massa em ventos empoeirados de estrelas supergigantes will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1666101