Astronomy and Astrophysics – Astronomy
Scientific paper
Aug 2003
adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-data_query?bibcode=2003basbr..23..109f&link_type=abstract
Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira (ISSN 0101-3440), vol.23, no.1, p. 109-110
Astronomy and Astrophysics
Astronomy
Scientific paper
A pesquisa do mecanismo que leva uma estrela do tipo Be a perder massa e formar um envelope circunstelar, nomeado como fenômeno Be, é uma questão em aberto, intrigante, e que adquire contornos interessantes em face às informações espectroscópicas de alta resolução. Nesta última década, consolida-se a idéia de que a forma destes envelopes é de tipo discóide, obedecendo a uma lei Kepleriana de velocidades, e mais ainda, recentemente há evidências de que a distribuição de matéria nestes discos pode assumir um caráter de anel. Medidas de algumas dimensões de discos circunstelares puderam ser obtidas pela análise de espectros de alta resolução e alta relação sinal-ruído para as estrelas Be: alpha Eri (HD 10144, B3Vpe), omicron And (HD 217675, B6IIIpe), e eta Cen (HD el972, B1.5Vne), no período dos anos de 1991 a 2001. Alguns modelos clássicos de envelope predizem uma distribuição de massa que decresce suavemente a partir da superfície estelar. Entretanto, considerando que a separação de picos de emissão em perfis de linhas do HeI e H-alpha, alargados por efeitos cinemáticos, é função do raio estelar e da velocidade rotacional projetada (vsini); nossos resultados sugerem a presença de um anel de matéria circunstelar, que aparece logo após a ejeção do material fotosférico, imediatamente acima da superfície estelar, e que se expande para raios maiores ao longo do tempo, eventualmente desconectando-se da superfície por uma região de densidade de matéria mínima. Tais interpretações revivem a idéia de que anéis de matéria circunstelar podem ser os responsáveis por algumas variabilidades em perfis de linhas de emissão, como as variações V/R.
Fernandes Milton Virgilio
Leister Nelson Vani
Levenhagen R. S.
No associations
LandOfFree
Evolução temporal de discos circunstelares em estrelas Be does not yet have a rating. At this time, there are no reviews or comments for this scientific paper.
If you have personal experience with Evolução temporal de discos circunstelares em estrelas Be, we encourage you to share that experience with our LandOfFree.com community. Your opinion is very important and Evolução temporal de discos circunstelares em estrelas Be will most certainly appreciate the feedback.
Profile ID: LFWR-SCP-O-1665541